domingo, 14 de setembro de 2014

50 K - Avaliação por itens do Meu Jac J3

Nessa postagem pretendo fazer uma avaliação geral de tudo que aconteceu com o carro, uma espécie de retrospectiva. Ao mesmo tempo, sempre que se faz uma retrospectiva é possível fazer uma análise de tudo que aconteceu e também é possível prever algumas ações futuras tendo como base o histórico de eventos que ocorreram.

Antes de começar uma avaliação é preciso ter em mente que cada carro é submetido a um tipo de esforço diferente, diversos fatores podem atenuar ou intensificar o desgaste. Alguns desses fatores pode ser o clima, a forma de dirigir do motorista, o regime severo de uso dentro da cidade ou estrada, enfim, percorri exatamente 50964 quilômetros (momento que escrevo esse post) com o Meu J3 em 2 anos e 8 meses, uma média aproximada de 1592 quilômetros por mês.

Consumo

Vou começar falando do consumo, não fiz nenhuma planilha para anotar o consumo e confesso que me arrependi, dessa forma teria uma totalização do que foi gasto com gasolina nesse período, lembrando que o Meu J3 não é flex e só roda com gasolina aditivada. Nesse quesito a minha opinião é de que o J3 é um carro econômico, principalmente em trechos rodoviários.

Para quem gosta de saber a média de consumo, nas próximas postagens eu vou colocar os dados exatos por que vou começar anotar, mas no últimos cálculos que fiz os resultados foram:

  • Na estrada: 14,8 km / L (velocidade contante entre 80 e 100 em quinta marcha)
  • Na cidade: 12,2 km / L (velocidade normal de cidade com todos os engarrafamentos, sinaleiras e paradas fazendo o motor trabalhar no regime ideal de rotações)

Considerando que o Jac é 1.4 (na verdade 1332cc) acredito que ele faz uma boa média de consumo, principalmente se comparado com carros 1.0. O uso do ar condicionado não interfere muito no consumo, pelo menos nunca percebi uma diferença considerável.

Conforto

O que falei aqui logo no começo do blog continua a mesma coisa após os 50 mil km, a única coisa que mudei de opinião foi com relação a direção e o fato de não ser progressiva, acabei me acostumando com ela e hoje não acho que fique demasiadamente leve na estrada.

Atualmente já existem alguns carros na mesma faixa de valor que o Jac J3 e que possuem pacotes similares com itens de conforto, mas não podemos esquecer que no final de 2011 um carro com os mesmos itens ou com um pacote similar custava 5 mil reais a mais que o Jac.

As minhas impressões que postei aqui também no começo do blog continuam as mesmas com relação aos itens de conforto, porém, incomoda é o carro não adotar o padrão USB no rádio e sim mini USB, dessa forma ou você usa um cabo adaptador que é fornecido junto com o carro ou compra um adaptador.

De um modo geral o conforto é bom não deixa a desejar.

Qualidade do carro

Começo falando do motor, que apesar de fazer um barulho bem estranho desde os 20 e poucos mil km como relatei aqui e que nunca foi solucionado, não tive nenhum problema mecânico. Olhando o motor do carro por fora não existe nenhum vazamento de óleo aparente, monitorando o nível de óleo, o nível do fluído de freio e o nível do liquido de arrefecimento os mesmos permanecem estáveis não indicando nenhuma anomalia.

A única peça que foi substituída foi as pastilhas de freio com 50 mil km aproximadamente já estavam no osso.

O grande calcanhar de Aquiles do J3 pelo menos nesses 50 mil km na minha opinião foi a parte elétrica e eletrônica.

Na parte elétrica eu posso citar o mau funcionamento no desligar das lâmpadas do farol de neblina dianteira, que inclusive citei aqui e aqui, o mau funcionamento da buzina e ainda a duração da bateria que acabou com 45 mil km rodados e foi trocada.

Na parte eletrônica basta olhar as minhas postagens sobre o EPC e a sua fragilidade, tive que ir algumas vezes na concessionária para que resolvessem os problemas que afetavam o EPC direta ou indiretamente.

Na parte de suspensão como falei aqui, os barulhos evidenciaram que com 42 mil km já era necessário realizar alguma intervenção. Os pneus de trás ainda rodam mais alguns quilômetros mas estão em franco processo de aposentadoria.

O que é possível falar de qualidade? Nessas horas é um pouco complicado, mas de um modo geral a qualidade do carro decaiu um pouco no meu conceito. É verdade que com o tempo todo carro exige que a manutenção seja realizada, mas vejamos, pequenos itens apresentaram problemas bem cedo e apesar da quilometragem do carro, quando a manutenção bateu a porta ela chegou com a família toda de uma só vez.

Qualidade do atendimento

Logo no começo do blog a 2 anos atrás eu escrevi o seguinte:

Nenhuma montadora oferece tanto tempo de garantia, como o J3 é um carro importado e a Jac Motors é uma montadora relativamente nova, a desconfiança em relação a qualidade e atendimento são grandes.

Sobre a qualidade do carro a desconfiança total não se confirmou, mas sobre qualidade do atendimento...

O atendimento foi péssimo e mais especificamente em relação a oficina pior ainda, se o carro fosse ruim de verdade já teria aparecido alguma coisa por que a concessionária faz só o básico necessário para se ver livre do carro o quanto antes.

Bom era isso, espero que essa avaliação seja útil para alguém.

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