terça-feira, 16 de setembro de 2014

50 K - Avaliação geral do Meu Jac J3

Vou colocar aqui a minha avaliação sobre o Meu J3 de uma forma geral, na postagem anterior eu coloquei uma avaliação separada por itens.

No momento o Meu J3 está com quase 51 mil km em 2 anos e 8 meses, nesse meio tempo eu já passei por algumas fases com ele, fase de alegria quando o carro funcionava certinho, fase de desconfiança quando acontecia algo que não era esperado, fase de raiva quando não batia arranque, fase de desleixo quando não mandava o carro para lavagem com regularidade, fase de fúria e ódio com a concessionária quando perdi diversas horas por lá, etc, etc, etc.

O carro não é ruim, definitivamente não é, o maior problema é a falta de cuidados que a concessionária tem para com as manutenções. Eu diria que se alguém tirar o carro da garantia e tiver uma boa oficina que dê suporte a manutenção efetiva do carro, vai ter o J3 por anos sem muitos problemas.

Claro que nesse meio tempo o carro mostrou a sua devida cara, quando criei o blog o objetivo era justamente esse, expor como é ter um JAC J3. Não acredito que seja possível confiar em reportagens e vídeos sobre carros onde os  jornalistas avaliadores andam 3 quilômetros em um circuito de teste e fazem um vídeo de 15 minutos com imagens repetidas dando um veredito sobre o carro. Ou pior que isso, levam um "especialista" para um programa de TV e apresentam todas as vantagens do carro como se aquele carro fosse perfeito e que não possui nenhum defeito.

Criei esse blog inspirado no teste de longa duração da Quatro Rodas, por acreditar que dessa forma era uma avaliação que seria mais real.

O Meu J3 caiu um pouco no meu conceito justamente por ter aparecido algumas coisinhas chatas que me fizeram perder algumas horas na concessionária. Mas ainda acredito que o carro tem potencial aqui no Brasil, basta a JAC fazer um serviço decente, se eu tivesse sido atendido com qualidade todas as vezes que precisei de assistência esses problemas seriam facilmente superados.

Outra coisa que pode ser observada aqui no blog é que a partir de 40 mil quilômetros o processo de manutenção se intensificou, culminando com a troca da bateria e a troca das pastilhas de freio. Esses dois itens foram os primeiros itens de desgaste comum que foram substituídos juntamente com as palhetas do limpador que foram substituídas com 35 mil km.

Demais itens como suspensão e filtros também necessitam de substituição mas por hora vão ficar na fila esperando a sua vez, nós próximos posts eu explico o por que.

De novo, espero que esse post seja útil para alguém que esteja interessado em um JAC, principalmente em um J3.

Abraço!

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