terça-feira, 15 de julho de 2014

Revisão Top Vs Revisão Básica

Hoje vou explicar sobre as revisões da Jac Motors. Na concessionária da Jac existem duas formas de revisão: revisão básica e revisão Top.

Revisão básica


A revisão básica é aquela revisão que o proprietário tem que fazer a cada 10 mil quilômetros. Essa revisão é obrigatória e deve acontecer em uma concessionária credenciada, somente dessa forma a garantia do veículo permanecerá válida. A cada revisão o proprietário deve levar o manual de garantia e manutenção do fabricante junto, nesse manual uma etiqueta será colada no campo da revisão (10 mil, 20 mil, 30 mil, etc) informando a data, a quilometragem, a ordem de serviço, o código da concessionária, o tipo de revisão e assinatura da concessionária. É essa etiqueta junto com as demais informações que garante que o serviço foi realizado e por consequência a garantia de fábrica será mantida.

Para quem foi um dos primeiros a comprar um Jac (2011/2012) a revisão obrigava que o veículo tivesse a sua troca de óleo realizada a cada 5 mil quilômetros, posteriormente a Jac permitiu que a troca fosse realizada a cada 10 mil junto com a revisão. Essa informação pode ser confirmada aqui no site oficial da Jac ou aqui no site da 4 Rodas, abaixo coloco o texto liberado na época pela Jac no anúncio da alteração:
   Pensando no bem estar do clientes JAC, realizamos estudos com a nossa Engenharia, onde obtivemos ótimos resultados com a durabilidade de nossos itens, decidimos eliminar todas as trocas de óleo realizadas a cada 5.000 km para oferecer melhor comodidade aos nossos clientes.

    Fizemos esta alteração no Plano de Manutenção, pois a mesma não interferirá na durabilidade e desempenho do seu veículo.

    Segue abaixo o novo Plano de Manutenção:

    1 º Revisão – 3.000 km / 3 Meses
    2 º Revisão – 10.000 km / 1 ano
    3 º Revisão – 20.000 km / 2 Anos
    4 º Revisão – 30.000 km / 3 Anos
    5 º Revisão – 40.000 km / 4 anos
    6 º Revisão – 50.000 km / 5 Anos
    7 º Revisão – 60.000 km / 6 anos e assim por diante.

    Sempre o que primeiro ocorre
              Obs.: Medida válida a partir de 06/12/12.

Não duvido que essa alteração tenha sido planejada, justamente para reforçar a ideia de durabilidade dos carros da Jac. Só que como sempre existe um porém, junto com o aumento no intervalo de parada na concessionária veio um aumento nas revisões. As revisões aumentaram em alguns casos quase 100% se comparada atualmente (2014) com os valores praticados em 2012, a Jac põe a culpa na variação cambial e impostos mas isso não se justifica pois felizmente nem o dólar nem os impostos aumentaram 100%.

A revisão básica engloba alguns itens,  que como o nome diz são básicos:
  • Troca de óleo
  • Troca do filtro de óleo
  • Troca do anel do bujão do cárter
  • Troca do filtro de combustível
  • Troca de filtro de ar

Dica 1: Ao comprar um Jac Motors usado peça o manual do proprietário e verifique se todas as revisões foram realizadas dentro do prazo estabelecido. A garantia do veículo de 6 anos é "atrelada" ao carro e não ao proprietário, dessa forma o novo proprietário compra um veículo com garantia de fábrica.

Dica 2: Não acredite nessa história de revisão com preço fechado nem com preço fixo. Na prática a concessionária pode subir o quanto quiser e você será obrigado a pagar o preço que ela pedir para manter a garantia (independentemente da montadora), há relatos na internet de que existe até variação de preço entre concessionárias da própria Jac.

Revisão Top


A revisão Top é uma revisão opcional, criada pela Jac Motors para oferecer uma revisão que abrange mais itens que os oferecidos na revisão básica. Dessa forma o cliente pode optar entre a revisão mínima para manter o carro bem como a garantia ou uma revisão para cuidar do carro com  mais "carinho" digamos assim.

Obviamente que essa revisão é recomenda ferozmente pelas concessionárias ao cliente, independente da quilometragem do carro. Devido a insistência que tentam vendar essa revisão posso chegar a conclusão que esse serviço deve apresentar uma margem de lucro maior, visto que obviamente é uma revisão bem mais cara que a revisão básica.

Além dos itens que são inspecionados na revisão básica a revisão Top inclui mais 14 itens:
  • Regulagem dos faróis
  • Reaperto da suspensão
  • Reaperto de direção
  • Verificação dos coxins do motor
  • Verificação dos coxins do câmbio
  • Verificação doa coxins do escapamento
  • Escanaeamento de todo o sistema eletrônico
  • Verificação do estado geral das mantas acústicas
  • Conferência das chapas térmicas
  • Verificação dos injetores de água do para brisa
  • Aperto das placas 
  • Funcionamento da climatização
  • Reaperto dos limitadores de porta
  • Funcionamento do plip de abertura das portas

Conclusão

A minha opinião é de que essa revisão TOP evidencia que a Jac não realiza uma boa revisão nos carros, por que diversos itens que estão na revisão TOP deveriam estar na revisão básica. Imaginem se o cliente levar o carro na revisão básica com algum coxin do motor quebrado, a lógica é o carro sair da oficina com o mesmo problema pois esse item só é inspecionado na revisão TOP.


    Era isso!

      54 comentários:

      1. Concordo plenamente com você.

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      2. Gostei, acho que você tem toda razão. Porque estamos pagando muito caro nessa revisão e eles ainda deixam de verificar itens básicos do carro. Isso é uma sacanagem com o cliente.

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      3. Com certeza. Obrigado pela visita. Abraço.

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      4. A revisão básica é, definitivamente, um blefe.
        E a revisão TOP, que mexe com requisitos básicos, tem um preço tão alto que é completamente incoerente com a marca e a proposta do carro.
        Logo, comprar um JAC novamente vai se tornando uma possibilidade cada vez mais remota.

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        1. Tenho pensado muito em sair da JAC Motors, tudo deve ser feito lá e os custos são altíssimos.

          O barato da compra paga-se nas revisões.

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      5. Exatamente Isabela, a própria JAC faz com que os clientes procurem outra alternativa. E foi o que eu fiz, se ler as demais postagens do blog vai ver esse e outros motivos, que me fizeram abandonar a JAC. Obrigado pela visita.

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        1. Comprei e já estou arrependido revisão cara para poucos itens.

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        2. Comprei e já estou arrependido revisão cara para poucos itens.

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      6. Tenho um Jac, gosto muito dele. Mas definitivamente estas revisões estão bem caras...

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        1. Olá Kenya, Eu gostava do MeuJ3 até ele começar a apresentar problemas. Infelizmente é normal aqui no Brasil os nossos carros apresentarem defeitos, mas chegou a um ponto em que situação ficou insustentável pois a concessionária não resolvia nenhum desses defeitos nem mesmo pagando uma revisão "Top".

          Não sei de qual estado você é, mas aqui no RS a situação é bastante complicada com relação a concessionária e os serviços de pós venda.

          Obrigado pela visita aqui no blog, abraço.

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      7. Este comentário foi removido pelo autor.

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      8. quanto custa aqui no RS essa revisão Amigo?

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      9. quanto custa aqui no RS essa revisão Amigo?

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        1. Olá Alexandre, faz tempo que fiz e não me recordo do valor exato. Mas acrescenta algo em torno de 250/300 reais em cima do valor da revisão básica. Exemplo hoje uma revisão de 30 mil km custa 520 reais, na "top" o valor deve subir para uns 770/820 por ai.

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      10. Estou na revisão de 20 mil em menos de um ano de uso do JAC J3s JetFlex mas o preço tá salgado... Vou passar o carro por causa das revisões ... Vitória/ES.

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        1. Primeiramente, obrigado pela visita e pelo comentário. De fato, as revisões ficaram bem salgadas e o consumidor fica sem muita opção, infelizmente, só resta a venda. Boa sorte ai Vitória, um abraço aqui de POA / RS.

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      11. vou fazer a dos 40,000mil vou gastar 980,00 e´´ ta muito caro

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        1. Olá Janete, esse é o preço que temos que pagar para manter o carro na "garantia". Uma dica é suspeitar de prazos de garantia muito longo. Obrigado pela visita e pelo comentário. Abraço.

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      12. olá eu conprei um j3 agora falta a revisão de 50.000 mas ja tava com 52.000 e eu ja rodei mais 2000 no total de 54.500 eu perdi a garantia? so tem um mês q eu conprei.

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        1. Oi Junior.

          Se o proprietário anterior não fez a revisão até 51 mil km rodados, teoricamente você - infelizmente - perdeu a garantia. De acordo com o manual a tolerância é de mil km para ou para menos.

          Na prática a revisão dos 50 mil km pode ocorrer entre 49000 e 51000.

          Eu disse teoricamente, porque vezes dependendo da concessionária eles carimbam o manual com outra quilometragem e deixam passar. Mas isso não é uma regra e a grande maioria não faz isso para evitar encomodação.

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        2. Aconteceu comigo também, e na verdade elea se aproveitam dessa condição e falam que só podem manter a garantia so voce fizer a Top tive que pagar 1000 sendo que a basica de 10 mil era 440

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      13. Após a revisão de 60.000 o carro continua na garantia?

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        1. Olá, a resposta para sua pergunta é sim. A garantia da JAC é pelo tempo não por quilometragem.

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        2. Olá eu me chamo richard e o meu j3 vai fazer 60mil km quanto vou gasta na revisao top e se tiver que troca umas peças eu vo ter que pagar por fora?

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      15. Olá...
        Eu tenho que fazer a de 40.000 do meu jac, liguei pra saber os preços e me cobraram incríveis R$1.098,00 na básica e R$1.645,00 na top, e na de 50.000 é a mesma coisa, muito caro, acho que tem esse preço porque vão mexer nos freios também, mas acho que alinhamento e balanciamento é na top, um serviço tão importante pra essa km, moro no interior, e são 200km p levar o carro até a csn que é no Rio, essa semana já vou ligar pra alguns auto centers aqui pra fazer essa revisão aqui e thau garantia...
        A dúvida é...
        Será que vale a pena ?

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        1. Olá amigo. Temos alguns pontos importantes a analisar.

          O primeiro deles é que você está ciente que se não realizar a revisão a garantia será perdida. Com certeza uma revisão fora da CSS será mais em conta, mas você deve se certificar de que encontrará as peças para o seu J3, no caso de alguma manutenção nos freios como você citou. Avalie isso para evitar de perder a garantia por KM e depois não encontrar as peças fora da CSS.

          É bem difícil encontrar peças paralelas para a JAC em grandes centros, imagino que no interior o cenários é de igual a pior.

          Outro ponto importante é se você pretende ficar bastante tempo com esse carro. A garantia é de 5 anos, os carros da JAC estão bem ruim de serem revendidos, imagine uma tentativa de revenda sem garantia, isso pode acabar sendo um tiro no pé.

          Se você pretende revender o carro em seguida, recomendo que faça a revisão na CSS mesmo. Isso pode ser usado até para sua segurança na hora da revenda, se der algum problema no carro o novo proprietário deve procurar a garantia de fábrica e não você.

          É preciso avaliar no longo prazo, as vezes uma economia de 500 reais pode sair bem mais caro se algum outro componente estragar e você não tiver a garantia da JAC. Não é como um VW, FIAT, GM, FORD, etc que em qualquer lugar você encontra peças e serviços.

          Lembrando sempre que, de acordo com o código de defesa do consumidor se um produto estragar em garantia e em 30 dias não for realizado o conserto você tem direito a requerer os seus direitos, inclusive pedido um produto novo. Mais aqui: http://www.procon.sp.gov.br/texto.asp?id=1349 e aqui http://www.gazetadopovo.com.br/economia/30-dias-no-conserto-voce-pode-receber-um-produto-novo-de-volta-bbfv9n2f44a0lurid7sq084zy

          Espero ter ajudado.

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      16. Óleo e filtros agente troca em qualquer oficina isso não caracteriza uma revisão ,revisão de que ? Fala sério por isso deixei de fazer revisão na concessionária vasto 1/3 do valor cobrado pela mesma e ainda obtenho uma revisão mais completa

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      17. Óleo e filtros agente troca em qualquer oficina isso não caracteriza uma revisão ,revisão de que ? Fala sério por isso deixei de fazer revisão na concessionária vasto 1/3 do valor cobrado pela mesma e ainda obtenho uma revisão mais completa

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        1. É o que eu vou fazer. Obrigada pela dica, porque eu estou sendo uma otária de ficar pagando os preços abusivos na Jac.

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        2. Paguei 1080 na revisão da Jac de Goiania e nao trocaram nada viajei 2700 km a 60 por hora pois o carro estava com pouco freio.Tive que trocar as pastilhas de freio e me cobraram na Css foi flexíveis a 297 cada sendo que nem trocaram.Em fim tou buscando na vara judicial o ressarcimento.Essa revisao deles e nada é a mesma coisa a próxima faço em qualquer esquina.

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        3. Gilson, foi justamente por situações como esse eu acompanhei presencialmente todas as revisões dentro da oficina.

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        4. Tenho um j3 para dar revisão de 40 mil, em Goiânia fiquei até com medo agora quero acompanhar de dentro dá oficina de perto

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      18. Tenho um J3 e estou tendo problema no radiador. Está com 35000km +ou - deixei na concessionaria p troca e fui informada que foi negado a troca pq n fiz a revisao dos 40.000 e que fez 4 anos em abril. Como assim,se o carro deu problema com radiador q precisa ser trocado? Então p isso acontecer tenho que pagar mais de 1000,00 ou n fazem a troca. O que está certo,fazer revisao qdo estiver na km exigida 40.000 ou
        Sou obrigada a fazer qdo completar os 4 anos?

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        1. Olá, a informação da concessionária procede.

          O manual do proprietário informa que deve ocorrer uma revisão de 40 mil km ou 4 anos,o que ocorrer primeiro.

          No seu caso, como você roda pouco deveria ter feito a revisão por tempo.

          Uma tolerância de mil quilômetros para mais ou menos é permitida, bem como de um mês para mais ou para menos.

          No seu caso, a revisão deveria ter sido feita respeitando o tempo, utilizando o mês de abril como referência a revisão poderia ter sido realizada entre março e maio.

          Saliento que esse procedimento dos tempos também é utilizado por outras montadoras e não é exclusividade da JAC.

          Espero ter ajudado, boa sorte com o seu j3.

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      20. Já estou com medo da revisão de 60000Km do meu J3 11/12, até porque em Belém-PA já não existe concessionária e sim uma oficina credenciada que nem sei se pratica os mesmos valores (exorbitantes) da CSS, imagino que sejam valores ainda maiores...

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        1. Verdade Tadeu, agora a JAC fechou algumas CSS (que já eram poucas). Aqui no blog tem um post sobre peças da JAC pode ser que essa seja uma alternativa no seu caso.

          Abraço e boa sorte com seu JAC.

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      21. Boa tarde. Tenho um j3 turin 2013/2014 com 80 mil Km. só tive problema no ar condicionado, que foi trocado pela garantia. Em Brasília eram 3 CSS e agora só tem uma. Mas os serviços são bons. Fiz revisão top com 30 mil e agora com 80 e vale a pena, o carro foi reapertado, ou seja, sem nenhum barulhinho no painel ou banco. Ficou ótimo e costumo rodar tbem em estrada de terra qdo foi p/ MG. E nas revisões básicas nunca foi cobrado um centavo a mais que o preço da tabela. Muito diferente da ford, fiat e outras que o orçamento fica sempre 3x mais.

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      22. Eu sou obrigado por lei ou força de contrato a fazer a revisão com a Jac ou posso fazer em outra CSS seguindo o manual?

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        1. Olá. SIM, se for quiser manter a garantia de fábrica do veículo.

          Se você não quiser manter a garantia do veículo, a escolha do local para manutenção é livre.

          Dá uma conferida em algumas respostas que já coloquei nesse tópico mais acima, pode ser que te esclareça outras dúvidas também.

          Abraço.

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      23. Boa noite!
        Fiz todas as revisões e agora farei a de 20 mil...tenho um j3 flex..pode me informar o valor dessa revisão? O que é feito nessa de 20 mil?

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      24. Ola pessoal, meu J3 turim 2013/2014 tem um estalo que sinto na direção ao sair com o carro ou passo devagar em terreno irregular. Comprei o veículo e nos primeiros dias já senti isso, nas revisões eu peço que vejam e consertem, só que não fazem. Eles não dizem que se trata de defeito ou desgaste pelo usso, sei que não é pois ele hoje esta com 26800 e comprei ele com 1900. Alguem tem ou teve o mesmo problema? O que eu faço? Obrigado a todos!!!

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        1. Olá Fernando. Esse é o mal da JAC... Pra dar conta da garantia eles não trocam as peças. É uma briga eterna. Como sugestão eu te digo o seguinte. Leva o carro em outro mecânico e tenta descobrir de fato qual o problema a após isso leve um relatório com o problema encontrado (se de fato ele existir) até a JAC e exija o conserto. Caso não troquem ai te recomendo a forma mais burocrática, procon e pequenas causas.

          É drástico? Sim, eu sei que é, mas só assim pra eles fazerem algo. Já que estão com situação financeira não tão boa assim.

          Boa sorte.

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        2. O problema e que nao e qualquer mecânica que se propõe ou esta qualoficado a elaborar um laudo tecnicocom relacao aos problemas do carro, ja pesquisei sobre isso aqui em sampa pois na minha revisão dos 10mil que me cobraram a top porque eu deixei passar a km, eu fiquei suspeito se eles teocaram mesmo os itens prometidos, pois ao observar o filtro de oleo ele estava sujo todo empoeirado com aspecto de velho e usado ainda con descrições em chinês, enfim fiquei na dúvida, para ter certeza somente com laudo técnico de especialista o que também deve gerar um custo uma vez que para o referido documento ter mais "peso" inclisive para fins jurídicos precisa ser assinado por profissional engenheiro ou tecnico com Cadastro Ativo no CREA

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      26. Que media anda sendo o valor de um seguro de vcs? acham q vale a pena pegar um jac usado 2015? Já acha de 26 mil reais motor 1.5 vi que tem muita oferta de peças paralelas no mercado livre

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      27. Vi várias perguntas sobre o preço das revisões. Segue:
        http://jacmotorsbrasil.com.br/garantia-e-revisao

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      28. Boa noite, Tenho j3 2011 ,rodei apenas 25.000 km e a garantia termina esse ano, a dúvida é qual revisão que devo fazer a de 25.000 ou a de 60.000 ?

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        1. de acordo com a quilometragem do carro, e não com a quantidade de anos.

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      29. Meu J3 é 2013, adoro ele, me impressiono como é econômico esse carro, até aqui vai indo bem obrigado.
        Eu fiz diferente, comprei com 30 mil km rodados e a CSS me deu o restante da garantia, quando vi que o carro era bom mesmo, tirei de propósito da garantia devido aos preços abusivos, faz de conta que comprei um carro usado, e faço as revisões em um mecânico na minha cidade e ja trabalhou na JAC e que consegue as peças pra mim, mês que vem vou fazer a de 60 mil da maneira que tiver que fazer, trocando o que for necessário trocar.
        Mas o carro vai perder valor na revenda... E daiii?
        pra mim vale a economia e a segurança de maneira geral.

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      30. Estou pra fazer a revisão de 100 mil km, valor de 844 reais para trocar óleos do motor e corrente de comando.
        Vou pesquisar esse reparo no particular pra ver a diferença de preço.

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      31. Olha esse negócio de garantia dá o que pensar. A garantia da JAC é de 5 anos mas somente para câmbio e motor. O resto não é coberto. Digamos que durante 5 anos vc pague R$1400 anualmente, no caso o J2. Em cinco anos a preço fixo serão R$7.000. Qual a probabilidade de estourar câmbio e motor em 5 anos, se bem tratado? E se estourar um motor sai uns R$3000 para fazer. Meu J2 é 2016 e está com 22 mil quilômetros. Nem quero saber desta garantia da JAC. Como postaram os chineses dão está garantia para poder comer nosso dinheiro durante 5 anos. Tô fora !!!

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