terça-feira, 15 de julho de 2014

Revisão Top Vs Revisão Básica

Hoje vou explicar sobre as revisões da Jac Motors. Na concessionária da Jac existem duas formas de revisão: revisão básica e revisão Top.

Revisão básica


A revisão básica é aquela revisão que o proprietário tem que fazer a cada 10 mil quilômetros. Essa revisão é obrigatória e deve acontecer em uma concessionária credenciada, somente dessa forma a garantia do veículo permanecerá válida. A cada revisão o proprietário deve levar o manual de garantia e manutenção do fabricante junto, nesse manual uma etiqueta será colada no campo da revisão (10 mil, 20 mil, 30 mil, etc) informando a data, a quilometragem, a ordem de serviço, o código da concessionária, o tipo de revisão e assinatura da concessionária. É essa etiqueta junto com as demais informações que garante que o serviço foi realizado e por consequência a garantia de fábrica será mantida.

Para quem foi um dos primeiros a comprar um Jac (2011/2012) a revisão obrigava que o veículo tivesse a sua troca de óleo realizada a cada 5 mil quilômetros, posteriormente a Jac permitiu que a troca fosse realizada a cada 10 mil junto com a revisão. Essa informação pode ser confirmada aqui no site oficial da Jac ou aqui no site da 4 Rodas, abaixo coloco o texto liberado na época pela Jac no anúncio da alteração:
   Pensando no bem estar do clientes JAC, realizamos estudos com a nossa Engenharia, onde obtivemos ótimos resultados com a durabilidade de nossos itens, decidimos eliminar todas as trocas de óleo realizadas a cada 5.000 km para oferecer melhor comodidade aos nossos clientes.

    Fizemos esta alteração no Plano de Manutenção, pois a mesma não interferirá na durabilidade e desempenho do seu veículo.

    Segue abaixo o novo Plano de Manutenção:

    1 º Revisão – 3.000 km / 3 Meses
    2 º Revisão – 10.000 km / 1 ano
    3 º Revisão – 20.000 km / 2 Anos
    4 º Revisão – 30.000 km / 3 Anos
    5 º Revisão – 40.000 km / 4 anos
    6 º Revisão – 50.000 km / 5 Anos
    7 º Revisão – 60.000 km / 6 anos e assim por diante.

    Sempre o que primeiro ocorre
              Obs.: Medida válida a partir de 06/12/12.

Não duvido que essa alteração tenha sido planejada, justamente para reforçar a ideia de durabilidade dos carros da Jac. Só que como sempre existe um porém, junto com o aumento no intervalo de parada na concessionária veio um aumento nas revisões. As revisões aumentaram em alguns casos quase 100% se comparada atualmente (2014) com os valores praticados em 2012, a Jac põe a culpa na variação cambial e impostos mas isso não se justifica pois felizmente nem o dólar nem os impostos aumentaram 100%.

A revisão básica engloba alguns itens,  que como o nome diz são básicos:
  • Troca de óleo
  • Troca do filtro de óleo
  • Troca do anel do bujão do cárter
  • Troca do filtro de combustível
  • Troca de filtro de ar

Dica 1: Ao comprar um Jac Motors usado peça o manual do proprietário e verifique se todas as revisões foram realizadas dentro do prazo estabelecido. A garantia do veículo de 6 anos é "atrelada" ao carro e não ao proprietário, dessa forma o novo proprietário compra um veículo com garantia de fábrica.

Dica 2: Não acredite nessa história de revisão com preço fechado nem com preço fixo. Na prática a concessionária pode subir o quanto quiser e você será obrigado a pagar o preço que ela pedir para manter a garantia (independentemente da montadora), há relatos na internet de que existe até variação de preço entre concessionárias da própria Jac.

Revisão Top


A revisão Top é uma revisão opcional, criada pela Jac Motors para oferecer uma revisão que abrange mais itens que os oferecidos na revisão básica. Dessa forma o cliente pode optar entre a revisão mínima para manter o carro bem como a garantia ou uma revisão para cuidar do carro com  mais "carinho" digamos assim.

Obviamente que essa revisão é recomenda ferozmente pelas concessionárias ao cliente, independente da quilometragem do carro. Devido a insistência que tentam vendar essa revisão posso chegar a conclusão que esse serviço deve apresentar uma margem de lucro maior, visto que obviamente é uma revisão bem mais cara que a revisão básica.

Além dos itens que são inspecionados na revisão básica a revisão Top inclui mais 14 itens:
  • Regulagem dos faróis
  • Reaperto da suspensão
  • Reaperto de direção
  • Verificação dos coxins do motor
  • Verificação dos coxins do câmbio
  • Verificação doa coxins do escapamento
  • Escanaeamento de todo o sistema eletrônico
  • Verificação do estado geral das mantas acústicas
  • Conferência das chapas térmicas
  • Verificação dos injetores de água do para brisa
  • Aperto das placas 
  • Funcionamento da climatização
  • Reaperto dos limitadores de porta
  • Funcionamento do plip de abertura das portas

Conclusão

A minha opinião é de que essa revisão TOP evidencia que a Jac não realiza uma boa revisão nos carros, por que diversos itens que estão na revisão TOP deveriam estar na revisão básica. Imaginem se o cliente levar o carro na revisão básica com algum coxin do motor quebrado, a lógica é o carro sair da oficina com o mesmo problema pois esse item só é inspecionado na revisão TOP.


    Era isso!

      50 comentários:

      1. Concordo plenamente com você.

        ResponderExcluir
      2. Gostei, acho que você tem toda razão. Porque estamos pagando muito caro nessa revisão e eles ainda deixam de verificar itens básicos do carro. Isso é uma sacanagem com o cliente.

        ResponderExcluir
      3. Com certeza. Obrigado pela visita. Abraço.

        ResponderExcluir
      4. A revisão básica é, definitivamente, um blefe.
        E a revisão TOP, que mexe com requisitos básicos, tem um preço tão alto que é completamente incoerente com a marca e a proposta do carro.
        Logo, comprar um JAC novamente vai se tornando uma possibilidade cada vez mais remota.

        ResponderExcluir
      5. Exatamente Isabela, a própria JAC faz com que os clientes procurem outra alternativa. E foi o que eu fiz, se ler as demais postagens do blog vai ver esse e outros motivos, que me fizeram abandonar a JAC. Obrigado pela visita.

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Comprei e já estou arrependido revisão cara para poucos itens.

          Excluir
        2. Comprei e já estou arrependido revisão cara para poucos itens.

          Excluir
      6. Tenho um Jac, gosto muito dele. Mas definitivamente estas revisões estão bem caras...

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Olá Kenya, Eu gostava do MeuJ3 até ele começar a apresentar problemas. Infelizmente é normal aqui no Brasil os nossos carros apresentarem defeitos, mas chegou a um ponto em que situação ficou insustentável pois a concessionária não resolvia nenhum desses defeitos nem mesmo pagando uma revisão "Top".

          Não sei de qual estado você é, mas aqui no RS a situação é bastante complicada com relação a concessionária e os serviços de pós venda.

          Obrigado pela visita aqui no blog, abraço.

          Excluir
      7. Este comentário foi removido pelo autor.

        ResponderExcluir
      8. quanto custa aqui no RS essa revisão Amigo?

        ResponderExcluir
      9. quanto custa aqui no RS essa revisão Amigo?

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Olá Alexandre, faz tempo que fiz e não me recordo do valor exato. Mas acrescenta algo em torno de 250/300 reais em cima do valor da revisão básica. Exemplo hoje uma revisão de 30 mil km custa 520 reais, na "top" o valor deve subir para uns 770/820 por ai.

          Excluir
      10. Estou na revisão de 20 mil em menos de um ano de uso do JAC J3s JetFlex mas o preço tá salgado... Vou passar o carro por causa das revisões ... Vitória/ES.

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Primeiramente, obrigado pela visita e pelo comentário. De fato, as revisões ficaram bem salgadas e o consumidor fica sem muita opção, infelizmente, só resta a venda. Boa sorte ai Vitória, um abraço aqui de POA / RS.

          Excluir
      11. vou fazer a dos 40,000mil vou gastar 980,00 e´´ ta muito caro

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Olá Janete, esse é o preço que temos que pagar para manter o carro na "garantia". Uma dica é suspeitar de prazos de garantia muito longo. Obrigado pela visita e pelo comentário. Abraço.

          Excluir
      12. olá eu conprei um j3 agora falta a revisão de 50.000 mas ja tava com 52.000 e eu ja rodei mais 2000 no total de 54.500 eu perdi a garantia? so tem um mês q eu conprei.

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Oi Junior.

          Se o proprietário anterior não fez a revisão até 51 mil km rodados, teoricamente você - infelizmente - perdeu a garantia. De acordo com o manual a tolerância é de mil km para ou para menos.

          Na prática a revisão dos 50 mil km pode ocorrer entre 49000 e 51000.

          Eu disse teoricamente, porque vezes dependendo da concessionária eles carimbam o manual com outra quilometragem e deixam passar. Mas isso não é uma regra e a grande maioria não faz isso para evitar encomodação.

          Excluir
        2. Aconteceu comigo também, e na verdade elea se aproveitam dessa condição e falam que só podem manter a garantia so voce fizer a Top tive que pagar 1000 sendo que a basica de 10 mil era 440

          Excluir
      13. Após a revisão de 60.000 o carro continua na garantia?

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Olá, a resposta para sua pergunta é sim. A garantia da JAC é pelo tempo não por quilometragem.

          Excluir
        2. Olá eu me chamo richard e o meu j3 vai fazer 60mil km quanto vou gasta na revisao top e se tiver que troca umas peças eu vo ter que pagar por fora?

          Excluir
      14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

        ResponderExcluir
      15. Olá...
        Eu tenho que fazer a de 40.000 do meu jac, liguei pra saber os preços e me cobraram incríveis R$1.098,00 na básica e R$1.645,00 na top, e na de 50.000 é a mesma coisa, muito caro, acho que tem esse preço porque vão mexer nos freios também, mas acho que alinhamento e balanciamento é na top, um serviço tão importante pra essa km, moro no interior, e são 200km p levar o carro até a csn que é no Rio, essa semana já vou ligar pra alguns auto centers aqui pra fazer essa revisão aqui e thau garantia...
        A dúvida é...
        Será que vale a pena ?

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Olá amigo. Temos alguns pontos importantes a analisar.

          O primeiro deles é que você está ciente que se não realizar a revisão a garantia será perdida. Com certeza uma revisão fora da CSS será mais em conta, mas você deve se certificar de que encontrará as peças para o seu J3, no caso de alguma manutenção nos freios como você citou. Avalie isso para evitar de perder a garantia por KM e depois não encontrar as peças fora da CSS.

          É bem difícil encontrar peças paralelas para a JAC em grandes centros, imagino que no interior o cenários é de igual a pior.

          Outro ponto importante é se você pretende ficar bastante tempo com esse carro. A garantia é de 5 anos, os carros da JAC estão bem ruim de serem revendidos, imagine uma tentativa de revenda sem garantia, isso pode acabar sendo um tiro no pé.

          Se você pretende revender o carro em seguida, recomendo que faça a revisão na CSS mesmo. Isso pode ser usado até para sua segurança na hora da revenda, se der algum problema no carro o novo proprietário deve procurar a garantia de fábrica e não você.

          É preciso avaliar no longo prazo, as vezes uma economia de 500 reais pode sair bem mais caro se algum outro componente estragar e você não tiver a garantia da JAC. Não é como um VW, FIAT, GM, FORD, etc que em qualquer lugar você encontra peças e serviços.

          Lembrando sempre que, de acordo com o código de defesa do consumidor se um produto estragar em garantia e em 30 dias não for realizado o conserto você tem direito a requerer os seus direitos, inclusive pedido um produto novo. Mais aqui: http://www.procon.sp.gov.br/texto.asp?id=1349 e aqui http://www.gazetadopovo.com.br/economia/30-dias-no-conserto-voce-pode-receber-um-produto-novo-de-volta-bbfv9n2f44a0lurid7sq084zy

          Espero ter ajudado.

          Excluir
      16. Óleo e filtros agente troca em qualquer oficina isso não caracteriza uma revisão ,revisão de que ? Fala sério por isso deixei de fazer revisão na concessionária vasto 1/3 do valor cobrado pela mesma e ainda obtenho uma revisão mais completa

        ResponderExcluir
      17. Óleo e filtros agente troca em qualquer oficina isso não caracteriza uma revisão ,revisão de que ? Fala sério por isso deixei de fazer revisão na concessionária vasto 1/3 do valor cobrado pela mesma e ainda obtenho uma revisão mais completa

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. É o que eu vou fazer. Obrigada pela dica, porque eu estou sendo uma otária de ficar pagando os preços abusivos na Jac.

          Excluir
        2. Paguei 1080 na revisão da Jac de Goiania e nao trocaram nada viajei 2700 km a 60 por hora pois o carro estava com pouco freio.Tive que trocar as pastilhas de freio e me cobraram na Css foi flexíveis a 297 cada sendo que nem trocaram.Em fim tou buscando na vara judicial o ressarcimento.Essa revisao deles e nada é a mesma coisa a próxima faço em qualquer esquina.

          Excluir
        3. Gilson, foi justamente por situações como esse eu acompanhei presencialmente todas as revisões dentro da oficina.

          Excluir
        4. Tenho um j3 para dar revisão de 40 mil, em Goiânia fiquei até com medo agora quero acompanhar de dentro dá oficina de perto

          Excluir
      18. Tenho um J3 e estou tendo problema no radiador. Está com 35000km +ou - deixei na concessionaria p troca e fui informada que foi negado a troca pq n fiz a revisao dos 40.000 e que fez 4 anos em abril. Como assim,se o carro deu problema com radiador q precisa ser trocado? Então p isso acontecer tenho que pagar mais de 1000,00 ou n fazem a troca. O que está certo,fazer revisao qdo estiver na km exigida 40.000 ou
        Sou obrigada a fazer qdo completar os 4 anos?

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Olá, a informação da concessionária procede.

          O manual do proprietário informa que deve ocorrer uma revisão de 40 mil km ou 4 anos,o que ocorrer primeiro.

          No seu caso, como você roda pouco deveria ter feito a revisão por tempo.

          Uma tolerância de mil quilômetros para mais ou menos é permitida, bem como de um mês para mais ou para menos.

          No seu caso, a revisão deveria ter sido feita respeitando o tempo, utilizando o mês de abril como referência a revisão poderia ter sido realizada entre março e maio.

          Saliento que esse procedimento dos tempos também é utilizado por outras montadoras e não é exclusividade da JAC.

          Espero ter ajudado, boa sorte com o seu j3.

          Excluir
      19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

        ResponderExcluir
      20. Já estou com medo da revisão de 60000Km do meu J3 11/12, até porque em Belém-PA já não existe concessionária e sim uma oficina credenciada que nem sei se pratica os mesmos valores (exorbitantes) da CSS, imagino que sejam valores ainda maiores...

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Verdade Tadeu, agora a JAC fechou algumas CSS (que já eram poucas). Aqui no blog tem um post sobre peças da JAC pode ser que essa seja uma alternativa no seu caso.

          Abraço e boa sorte com seu JAC.

          Excluir
      21. Boa tarde. Tenho um j3 turin 2013/2014 com 80 mil Km. só tive problema no ar condicionado, que foi trocado pela garantia. Em Brasília eram 3 CSS e agora só tem uma. Mas os serviços são bons. Fiz revisão top com 30 mil e agora com 80 e vale a pena, o carro foi reapertado, ou seja, sem nenhum barulhinho no painel ou banco. Ficou ótimo e costumo rodar tbem em estrada de terra qdo foi p/ MG. E nas revisões básicas nunca foi cobrado um centavo a mais que o preço da tabela. Muito diferente da ford, fiat e outras que o orçamento fica sempre 3x mais.

        ResponderExcluir
      22. Eu sou obrigado por lei ou força de contrato a fazer a revisão com a Jac ou posso fazer em outra CSS seguindo o manual?

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Olá. SIM, se for quiser manter a garantia de fábrica do veículo.

          Se você não quiser manter a garantia do veículo, a escolha do local para manutenção é livre.

          Dá uma conferida em algumas respostas que já coloquei nesse tópico mais acima, pode ser que te esclareça outras dúvidas também.

          Abraço.

          Excluir
      23. Boa noite!
        Fiz todas as revisões e agora farei a de 20 mil...tenho um j3 flex..pode me informar o valor dessa revisão? O que é feito nessa de 20 mil?

        ResponderExcluir
      24. Ola pessoal, meu J3 turim 2013/2014 tem um estalo que sinto na direção ao sair com o carro ou passo devagar em terreno irregular. Comprei o veículo e nos primeiros dias já senti isso, nas revisões eu peço que vejam e consertem, só que não fazem. Eles não dizem que se trata de defeito ou desgaste pelo usso, sei que não é pois ele hoje esta com 26800 e comprei ele com 1900. Alguem tem ou teve o mesmo problema? O que eu faço? Obrigado a todos!!!

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Olá Fernando. Esse é o mal da JAC... Pra dar conta da garantia eles não trocam as peças. É uma briga eterna. Como sugestão eu te digo o seguinte. Leva o carro em outro mecânico e tenta descobrir de fato qual o problema a após isso leve um relatório com o problema encontrado (se de fato ele existir) até a JAC e exija o conserto. Caso não troquem ai te recomendo a forma mais burocrática, procon e pequenas causas.

          É drástico? Sim, eu sei que é, mas só assim pra eles fazerem algo. Já que estão com situação financeira não tão boa assim.

          Boa sorte.

          Excluir
        2. O problema e que nao e qualquer mecânica que se propõe ou esta qualoficado a elaborar um laudo tecnicocom relacao aos problemas do carro, ja pesquisei sobre isso aqui em sampa pois na minha revisão dos 10mil que me cobraram a top porque eu deixei passar a km, eu fiquei suspeito se eles teocaram mesmo os itens prometidos, pois ao observar o filtro de oleo ele estava sujo todo empoeirado com aspecto de velho e usado ainda con descrições em chinês, enfim fiquei na dúvida, para ter certeza somente com laudo técnico de especialista o que também deve gerar um custo uma vez que para o referido documento ter mais "peso" inclisive para fins jurídicos precisa ser assinado por profissional engenheiro ou tecnico com Cadastro Ativo no CREA

          Excluir
      25. Este comentário foi removido pelo autor.

        ResponderExcluir
      26. Que media anda sendo o valor de um seguro de vcs? acham q vale a pena pegar um jac usado 2015? Já acha de 26 mil reais motor 1.5 vi que tem muita oferta de peças paralelas no mercado livre

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Este comentário foi removido pelo autor.

          Excluir
      27. Vi várias perguntas sobre o preço das revisões. Segue:
        http://jacmotorsbrasil.com.br/garantia-e-revisao

        ResponderExcluir
      28. Boa noite, Tenho j3 2011 ,rodei apenas 25.000 km e a garantia termina esse ano, a dúvida é qual revisão que devo fazer a de 25.000 ou a de 60.000 ?

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. de acordo com a quilometragem do carro, e não com a quantidade de anos.

          Excluir