terça-feira, 22 de julho de 2014

Acidente de Percurso - Parte II

Dando continuidade aos resgate das postagens e a saga do acidente de percurso reportado anteriormente agora é vez do processo de orçamento na concessionária.

Após ter que pressionar o corretor para agendar a vistoria, consegui a confirmação da data. Já se passava uns 5 dias corridos do acidente. Liguei na concessionária e confirmei a data que levaria o carro para a realização do orçamento.

Chegando lá o funcionário responsável pelo orçamento me recebeu e já começou o preenchimento de uma "ficha de recebimento e orçamento". Aqui abro um parêntese, sempre tem um preenchimento de uma ficha de forma manual na concessionária da JAC, confesso que isso me parece meio arcaico com tanta tecnologia mas enfim.

Uma rápida olhada e já foi detectado que seria necessário trocar o farol esquerdo que teve sua lente danificada, o para-choque que era de plástico e estava quebrado e o capô. Sobre o capô o funcionário me mostrou uma coisa que eu não sabia, o J3 possui uma tecnologia de absorção de impacto. Em determinado ponto ao absorver o impacto o capô fica com algumas ranhuras que apontam a necessidade de substituição total da peça, já que a mesma "perde" a capacidade de absorver novos impactos.

Como ele precisava verificar mais detalhadamente e eu tinha compromisso deixei o carro na concessionária, pois mais tarde passaria o responsável da seguradora para realizar a vistoria.

Mais tarde o funcionário me ligou informando que a seguradora havia realizado a vistoria e liberado o conserto e que podia pegar o carro novamente.  Na chegada o funcionário me informou que eles não tinham as peças em estoque e que fariam o pedido, enquanto isso o carro estava liberado para rodar pois não havia danificado nada mecânico nem da sinalização pois o farol continuava funcionando.

Não conheço sobre o mercado de peças de uma concessionária, mas acredito que capô, para-choques e farol são itens que tem bastante saída pois é extremamente comum esse tipo de batida, mas fazer o quê!? teria que esperar as peças virem de SP para o RS. Esse processo demorou  4 dias, após a chegada o funcionário me ligou informando que poderia levar o carro.

Dica 1
A foto abaixo mostra o exato local aonde ficam os amassados, esses amassados ficam como se tivessem riscado a chapa metálica. Na foto já está o capô original que foi colocado, infelizmente na correria esqueci de tirar uma foto do capô com defeito.

Dica 2
Ao comprar um Jac que tenha o mesmo capô fique atento a esse detalhe, pois pode ser que capô tenha sido apenas recuperado visualmente, mas a sua função de proteção estará comprometida. No caso de um capô novo fique tranquilo, pois o mesmo possui a mesma eficiência que o anterior.

Na próxima postagem o conserto e a entrega do carro.

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