quarta-feira, 2 de julho de 2014

EPC o Retorno

Certo dia entrei no carro e reparei que no tapete havia um pedaço de uma pequena peça de plástico, de cor branca. Logo olhei para o pedal do freio mas não parecia ser nada com os freios, não tomei nenhuma ação.

Então eis que um mês depois a luz do EPC ligou novamente, lá fui eu a concessionária. Tudo isso com aproximadamente 16 mil quilômetros. Quando o EPC acende no painel o carro fica com um comportamento bem estranho, ao trocar de marchas o giro do motor sobe instantaneamente e ao frear o carro dá alguns solavancos.

Cheguei lá e expliquei a situação, mesmo sem agendamento prévio a consultora me encaminhou a um técnico. O técnico olhou na embreagem dentro do carro e matou a charada!

Atrás do pedal de embreagem existe um sensor que informa a ECU do carro a ativação da embreagem. O funcionamento é simples, esse sensor fica sempre pressionado quando o pedal está na sua posição normal, quando a embreagem é acionada o sensor é liberado.

A peça plástica que vi era na verdade um pedaço da peça que faz parte do sensor, é ela que dá a distância entre o suporte da embreagem e o sensor, atuando como uma espécie de batente. Esse peça costuma ressecar facilmente com o calor e foi o que aconteceu.

Como essa peça quebrou, a ECU recebeu a informação de que a embreagem estava acionada de forma infinita (erroneamente claro) sinalizando isso através da luz do EPC no painel.

Meia hora depois o técnico havia colocado o novo batente no lugar em garantia, sem abrir nenhuma OS.

Meu J3 estava liberado, vamos ver quanto tempo vai aguentar esse novo batente.

3 comentários:

  1. Nossa, foi batata, fiz uma gambiarra pra testar, parou de acelerar na hora, valeu amigo. Agora vou encomendar essa peça

    ResponderExcluir
  2. Olá, obrigado por comentar. Seria bacana se passasse os detalhes da "gambiarra" para que outros donos de JAC também possam testar se é esse o problema do carro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi estive na concessionária e não tem a peça o mecânico me deu um pedaço de chumbo pra colar com superbondi assim o pedal encosta no sensor e para de acelerar o carro.

      Excluir