sábado, 9 de agosto de 2014

33 K - Freio infinito - Final

Dando sequência a postagem anterior eu comento nesta postagem como foi a retirada do fusível bem como a solução final da concessionária. 

A retirada da tampa de fusíveis foi fácil assim como foi fácil ler o esquema elétrico dos fusíveis na parte de trás da tampa, abaixo tem duas fotos mostrando o local da caixa de fusíveis bem como o esquema elétrico dos fusíveis do Jac J3.












 

Na imagem acima eu destaquei dois pontos, o ponto mais acima mostra a localização da pinça de fusíveis e o ponto mais abaixo a localização do fusível de freio. Na imagem abaixo tem o destaque para o fusível que deve ser retirado.





 Mas e porque precisamos de uma pinça? - Porque o espaço para retirar o fusível com os dedos é mínimo e ele fica bem preso quase colado no quadro de fusível, para isso devemos usar a pinça de fusíveis que como podemos ver no esquema está acima dos fusíveis.

Ai é que começa de fato o problema, nem na foto eu consegui fotografar a pinça, você tem que enfiar os dedos dentro da caixa de fusíveis que tem um espaço mínimo e fazer mágica para conseguir retirar a peça. Fiquei uns 10 minutos tentando retirar a peça, ainda bem que não era nenhuma "urgência", e para colocar de volta no lugar foram mais uns 10 minutos.

Após a retirada do devido fusível as luzes se apagaram e dessa forma eu não ficaria sem bateria, e na manhã seguinte lá estava eu na concessionária (mais uma vez). Expliquei o problema para a consultora e ela chamou um técnico, ele olhou e fez como a luz do EPC,  matou a charada de cara.

Era praticamente o mesmo defeito da embreagem que fazia a luz do EPC acender, no caso do freio o interruptor da luz de freio é acionado quando o freio é pressionado. Dessa forma ao pressionar o freio fecha o contato e as luzes de freio são acionadas, como ressecou o suporte que liga o pedal de freio ao interruptor, ele não era desligado.

Esperei uns 15 minutos o técnico arrumar, enquanto esperava visualizei outros dois J3 com o mesmo problema, parece que isso é um problema comum.

Conserto realizado em garantia, 15 minutos depois eu já estava liberado.

Espero que esse post seja útil para alguém.

Até a próxima.

12 comentários:

  1. Muito obrigado, aconteceu comigo aos 32700 km 4 anos... Busquei da concessionaria (ficou uma semana) na hora do almoco pra resolver o problema da luz EPC e no meio da viagem voltou a acender 2x mas era sábado e não de pra voltar e, do nada, ligou as luzes do freio no mesmo dia e descobri horas depois a noite... Seu tutorial do fusível deu certo! Agora é mostrar a eles como fazer...

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    1. Puxa vida Antonio, uma pena que está tendo problemas com o EPC. Mas também fico contente que o tutorial tenha o ajudado de alguma forma.

      Obrigado pelo feedback.

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  2. Boa noite . Sabe me dizer onde fica a busina no motor?

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  3. Pois já abri o compartimento do volante limpei os conectores . Com sua foto agora já sei qual o rele da busina. Mas não funciona

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  4. Tenho um j3 turin s no compartimento do motor atras da bateria (olhando da frente do carro) a uma caixa prete onde a uma segunda caixa de fusiveis dentro dela tem uma pinça de fusiveis.
    Agora se voçe tiver que tirar mais algum fusivel do caro ja sabe que ele vem com uma pinça de fusiveis

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  5. obrigada pelas dicas, vou aplicar na hora de ir em uma loja de materiais eletricos zona norte sp excelente abordagem, recomendo a todos, muito bom

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  6. Boa noite sabe onde fica o relé da seta?

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  7. B9m dia as lâmpadas do farol de milha são ligadas junto cm rádio?

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  8. Bom dia
    Meu j3 morreu e não quis pegar mais.
    A bomba de combustível não acionava ao ligar a chave.
    Testei fusível. Relé e nada.
    Ao testar fusível por fusível, vi um queimado com sigla IRC2 , de 15 amp. Troquei e voltou ao normal.
    Não sei o significado do IRC2

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  9. Boa tarde estou tendo problemas com a sonda pós catalisador onde fica o fusível dela

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  10. Estou com um problema diferente, quando o motor esquenta e é acionada a ventuínha, ao desligar o carro a ventuínha desliga mesmo o motor estando quente ainda e percebi que ate aumenta a temperatura, sendo que a ventuínha deveria continuar ligada. como resolver?

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