sábado, 2 de agosto de 2014

O que é EPC no painel do JAC

Dedico esta postagem especialmente para falar sobre o EPC, vejo que muitas pessoas acessam o blog procurando mais informações sobre isso.

Já falei da luz do EPC em outras postagens (aqui e aqui) mas nesse post o meu objetivo é ser um pouco mais específico sobre o funcionamento do EPC bem como os problemas mais comuns que acontecem com esse sistema.

Para começar, afinal, o que é EPC?

A sigla EPC quer dizer Electronic Power Control, ou controle eletrônico de potência em tradução livre.

Qual a finalidade do EPC?

A finalidade principal do EPC é monitorar o carro através de um conjunto de sensores, com o intuito de proteger o motor contra possível falhas evitando um dano maior. O conjunto de sensores que fazem parte do EPC podem variar de acordo com cada modelo. No caso da Jac aqui no Brasil acredito que os sensores sejam os mesmos para todos os carros lançados até o momento: J2, J3, J3S, J3 Turin, J3 Turin S, J5 e J6, isso por que todos os modelos compartilham o mesmo conjunto mecânico com pequenas diferenças entre si.

Qual o objetivo do EPC?

O objetivo do EPC é permitir que o motorista possa levar o seu carro a concessionária dirigindo normalmente, ao invés de esperar um problema maior acontecer e ficar com o carro incapacitado de andar.

O que é monitorado no carro pelo EPC? 

Essa é uma boa pergunta e a Jac Motors não divulga essa informação oficialmente, no manual do proprietário apenas informa que quando a luz do EPC acende no painel do carro existe uma anomalia no motor e o proprietário deve se dirigir a uma concessionária autorizada para realizar o reparo.

O que vou colocar de informação sobre o monitoramento dos sensores foi resultado da minha  experiência utilizando o Meu J3 e uma compilação de outros relatos de proprietários de um Jac.

Existe um sensor monitorando cada pedal do carro (embreagem, freio e acelerador, que nos carros da Jac é eletrônico) e outro sensor para monitor o nível do gás do ar condicionado. O EPC pode trabalhar em conjunto com outros sensores do carro como os sensores do motor, do ABS, etc, formando assim um sistema de diagnóstico do carro.

Quando a luz do EPC acende?

Na prática a minha experiência utilizando o Meu J3 mostra que essa luz pode acender a qualquer momento no carro, mas geralmente na maioria dos casos são por pequenas falhas, por exemplo, o sensor de embreagem pode apresentar um defeito (mais informações aqui) gerando um efeito em cascata provocando o acendimento do EPC no painel. No entanto, existem casos mais complexos que fazem a luz do EPC acender no painel e são de difícil detecção, alguns relatos de donos de Jac mostram que é necessário ir a concessionária diversas vezes para resolver o problema.

Ocorre que esse mecanismo é bastante sensível e tem causado uma certa dor de cabeça tanto para os donos de Jac quanto para a própria montadora. Um exemplo simples do quão sensível é esse sistema que, se a pessoa dirigir como um "piloto" realizando arrancadas, subidas extremas de giro do motor ou redução de velocidade utilizando o freio motor de forma exagerada a luz do EPC pode acender no painel do carro.

 O que acontece com o carro quando a luz do EPC acende?

O carro fica como se estivesse com o motor fora do ponto ou desregulado. O mais comum é ao trocar de marchas o giro do motor subir mais que o normal e o mesmo acontecer ao frear o carro.

O que fazer quando a luz luz do EPC acende?

Primeiro, não se desespere. Apesar do EPC monitorar o motor, em geral ele não indica algo tão grave quanto a luz de óleo ou o super aquecimento do motor, esses sim indicam que o carro deve parar imediatamente.

Leve o carro a concessionária o mais breve possível, mas dirija tranquilamente, ao contrário do que algumas pessoas relatam o carro não fica inguiável.

É só a Jac que utiliza o EPC?

Não. Aqui no Brasil até onde sei só os carros da Volkswagen também possuem o EPC. Outras montadoras que sei que possuem esse sistema é a Mercedez e a Audi.

O EPC anula a garantia do carro?

De forma alguma a garantia será afetada, pelo contrário, você deve usar a garantia justamente para exigir que o carro seja reparado. 

Espero que esse post tenha esclarecido um pouco as dúvidas sobre o EPC, até a próxima.

12 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. A luz de falha no motor e EPC estava acendendo levei na concessionaria meu J3 e me disseram que não esta na garantia a troca dessas peças que foi relatado falha (sensor de oxigênio, sensor do pedal de embreagem e sensor da velocidade e que me custaria em torno de 1400 a troca delas. Minha duvida é não deveria estar na garantia? Não seria peças com defeito?

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana, algumas peças não estão cobertas por garantia. Isso ocorre por que as montadoras consideram essas peças como "peças de desgaste comum", ou seja, elas estragam com o uso normal.

    No caso da JAC, tem que dar uma verificada no manual pois nele deve constar quais peças são cobertas pela garantia. De cabeça eu não saberia te informar, senão encontrar no manual peça na concessionária a lista de peças.

    ResponderExcluir
  4. Muito esclarecedoras seus posts. Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Nosso J3 Turin está apresentando Epc no momento!

    ResponderExcluir
  6. O meu J6 parou de funcionar quando estávamos saindo da garagem, o símbolo do EPC acendeu junto com o do óleo. O carro não funciona de jeito algum. Estamos levando o veículo até uma mecânica nesse momento.

    ResponderExcluir
  7. pode ignorar o epc e continuar andando com carro normal

    ResponderExcluir
  8. Notei hoje a luz EPC acender pela 1a vez, notei que primeiro o ponteiro do velocímetro começou a falhar, dei um tapa no painel e funcionou. Pode ter alguma relação com EPC? Cheguei em casa desliguei o carro esperei um pouco e liguei de novo, a luz não acendeu. Meu Jac 3 Turim tem 6 anos e está abaixo de 50.000 km. Como devo proceder? Posso levar no meu mecânico de confiança?

    ResponderExcluir
  9. Notei hoje a luz EPC acender pela 1a vez, notei que primeiro o ponteiro do velocímetro começou a falhar, dei um tapa no painel e funcionou. Pode ter alguma relação com EPC? Cheguei em casa desliguei o carro esperei um pouco e liguei de novo, a luz não acendeu. Meu Jac 3 Turim tem 6 anos e está abaixo de 50.000 km. Como devo proceder? Posso levar no meu mecânico de confiança?

    ResponderExcluir
  10. Meu J3 está com 17.000 km, e ano 2011 hoje ascendeu a luz pela primeira vez EPC. O óleo está em dia. Fiquei preocupada. DEVO levar para a Concessionária?

    ResponderExcluir
  11. Meu J3 a luz EPC acende e também o ponteiro marcador de velocidade fica louco, subindo, descendo e parando no zero.

    ResponderExcluir