quinta-feira, 1 de março de 2012

Minhas impressões

Hoje pretendo falar porque escolhi o meuJ3 e como foi o processo de escolha e de compra na concessionária da Jac.

Antes de escolher a montadora e o modelo do carro que eu queria, decidi o quanto estava disposto a pagar por um carro, a margem de negociação e o quanto eu ia querer pelo meu carro usado.

Antes de visitar a concessionária revirei a internet atrás de informações, o primeiro site que visitei foi o artigo da revista Quatro Rodas (que citei aqui), depois disso não parei de ler as avaliações e opiniões. 

Anotei todas as informações que eu julgava importante e quando cheguei na concessionária fui direto  conferir vários itens como alinhamento das portas, qualidade do acabamento, facilidade de acesso aos comandos internos, tamanho do porta malas, etc.

Chegou a hora do test drive e como tudo é novidade, confesso que não dá pra realizar a melhor avaliação. Além de tentar avaliar o carro você tem que se manter atento ao trânsito normal, é carro que fecha a sua frente, várias sinaleiras, enfim, por isso o importante pra quem vai fazer um test drive é testar diretamente o que interessa.

Com o carro em movimento observei basicamente a reação do acelerador, como eram os freios, como se comportava a direção hidráulica, a passagem das marchas, a potência do motor e claro a estabilidade do carro. Como foi um um test drive obviamente não é uma opinião definitiva e sim uma impressão, por isso é preciso refletir: Essa impressão agrada ou não?

Minhas impressões
  • Acelerador: O acelerador impressiona pela leveza, responde de forma normal. Apesar do acelerador do J3 ser eletrônico, ele possui pra mim um comportamento diferente, uma retirada rápida do pé no acelerador faz com que você sinta o tranco do motor, não é nada de errado mas uma pequena calibragem de fábrica resolveria.

  • Freios: O freio foi o fator que mais me impressionou negativamente, ele funciona bem e cumpre o seu papel de ser ABS com EBD mas assim como o acelerador na minha opinião precisa de um ajuste mais fino. Por exemplo: poderia ser mais ativo não obrigando o condutor a levar o pé quase até o fundo do freio para que ele comece a agir.

  • Direção hidráulica: Me impressionou positivamemente, o volante é maior que os concorrentes, algo em torno de uns 5 centímetros. Mas a direção é bem leve responde rápido aos comandos e possui uma empunhadora diferente dos demais veículos pois o volante é um pouco mais fino.

  • Câmbio:  Não impressionou nem positiva ou negativamente. O câmbio é normal, faz alguns ruídos na passagem da marchas mas nada de anormal. O engate da ré exige um pouco de treino ainda mais pra quem está está acostumado a engatar a ré para frente (rsrsrs) mas tudo dentro da normalidade.

  • Motor:  Impressiona positivamente, por ser um carro 1.4 responde bem. Se comporta bem para o tamanho do carro, mas exige que o condutor troque as marchas na rotação correta. 

  • Estabilidade: Me impressionou positivamente. Quando vi o JAC percebi que ela era um pouco mais alto que os demais carros, a minha curiosidade era como ele ia se comportar e a reposta foi surpreendente. O carro esteve o tempo todo no chão mesmo fazendo manobras mais bruscas, e absorveu bem os impactos com a tradicional buraqueira.

Conclusão

O J3 de todos os carros que eu comparei foi o melhor custo benefício. Apresentou um conjunto de equipamentos muito bom pelo valor final do carro. E na avaliação do test drive o considerei como um carro bom.  Sem falar nos 6 anos de garantia proporcionados pela Jac Motors.

Nenhuma montadora oferece tanto tempo de garantia, como o J3 é um carro importado e a Jac Motors é uma montadora relativamente nova, a desconfiança em relação a qualidade e atendimento são grandes. Nada melhor do que a montadora oferecer seis anos de garantia para quebrar com qualquer preconceito em relação a qualidade do carro. A Jac Motors Brasil não iria realizar uma garantia por um período tão extenso se o carro não tivesse qualidade.

Sendo assim a partir de agora sou um cliente Jac Motors Brasil.

No próximo post algumas fotos do meuJ3.

Abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário