domingo, 4 de março de 2012

Primeiros quilômetros e algumas descobertas


Os primeiros quilômetros em um carro novo são destinados a descobertas e muito cuidado.

Algo me chamou a atenção, a luz "EPC" ligou no meu painel, mesmo quem não lê o manual sabe que quando liga uma luz no painel é sintoma de algo errado. Parei em local seguro, desliguei e liguei o carro e a tal indicação se apagou.

O manual do J3 fala especificamente sobre o EPC na página 18, abaixo transcrevo exatamente o que o manual fala sobre o EPC.

"Luz de verificação do motor (EPC)
Como um componente do sistema de diagnóstico do carro, a luz é capaz de monitorar as falhas do motor. A luz indicadora apresentará depois que a ignição é girada para a posição "ON".
Se a luz estiver acessa durante a condução ou não acender após girar o interruptor para a posição "ON", procure uma  Concessionária JAC Motors para verificação do sistema."

Por coincidência estava indo na concessionária resolver algumas pendências de documentação do carro antigo (em um sábado). Chegando na concessionária a primeira pergunta que fiz foi sobre o EPC, recebi como resposta uma outra pergunta: Tu dirige com o pé na embreagem?
Resposta óbvia, NÃO. Fui orientado pelo vendedor a observar se a luz acenderia novamente, em caso afirmativo deveria retornar a concessionária.
Como era um carro novo pensei que de repente poderia ser eu que ainda não tinha me adaptado com a embreagem, resolvi seguir a orientação do vendedor.

Para minha surpresa a luz voltou a acender mais duas vezes. Segunda-feira fui trabalhar de carro e com a atenção redobrada percebi que ao trocar de marcha o carro subia a rotação do motor sozinho, combinado a isso a famigerada luz acendeu de novo.

A partir de agora começava o teste do setor de pós venda da JAC Motors...

Liguei para a concessionária e me passaram "um técnico", que me perguntou se eu tinha pegado um trânsito pesado, ora qual trânsito que não é pesado hoje em dia nas capitais. A resposta eu já esperava, o técnico disse que era normal acender em trânsito pesado e não consegui o convencer de que aquilo era um problema. Desliguei o telefone e tornei a ligar novamente, dessa vez pedi para falar com o "setor técnico" expliquei o problema novamente e o técnico me disse que poderia ir a concessionária resolver o problema na parte da tarde.

Por volta das 13:30 já estava na concessionária, o técnico que me atendeu disse que passariam o scanner para averiguar e também fariam um reset do sistema. Eu ia ir juntamente com o técnico para a oficina e fui barrado por ele, perguntei porque não poderia acompanhar o serviço e ele me disse que não se pode acompanhar o serviço da oficina.

Bom, depois de esperar 1 hora e 30 minutos (escutando um rádio a todo o volume dentro da concessionária) meu carro saiu da oficina.

Diagnóstico: era um problema no sensor da embreagem, por isso a luz do EPC se acende e o motor do carro sobe as rotações sozinho (muito pró ativo esse acelerador hein).

Solução: regular o sensor.

De brinde o sistema foi resetado, descobri isso quando liguei o rádio do carro e lá estava as configurações de fábrica.

Saí da concessionária pronto para realizar os testes e verificar se a luz do EPC ligaria novamente, para minha surpresa nos primeiros metros o carro estava melhor de se guiar. E a embreagem? e a rotação do motor que sobe sozinho?

Tudo perfeito! Era realmente o sensor da embreagem e a princípio está tudo ok.

No próximo post coloco a minha conclusão do meu primeiro atendimento do pós venda.

Segue dois links que falam um pouco mais do EPC.

  1. Fórum Jac Club
  2. Revista Quatro Rodas


Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário