domingo, 29 de junho de 2014

Revisão JAC J3 10 mil km - Avaliação final

Finalizando a série de avaliações e impressões dos primeiros 10 mil km do Meu J3.

Vou seguir o mesmo modelo adotado para os primeiros 5 mil km.

O carro
O carro é bom mas fiquei com o pé atrás com relação ao comportamento do freio já reportado em outras postagens aqui no blog. Alguns pequenos pontos onde o carro começou a fazer barulhos de acabamento, esses pontos serão monitorados mais atentamente. Em geral continuo com a impressão de que o carro é bom, apesar de deixar algumas vezes as janelas abertas quando saio do carro. Sim o J3 não possui o módulo que sobe os vidros automaticamente quando o alarme é acionado.

A concessionária
Como dito no post dos 5 mil km só existe uma única concessionária que tem oficina em Porto Alegre.

 Nessa segunda revisão a desorganização continuou imperando. Eu não estava "na agenda" mesmo ligando com antecedência. Tive que esperar a manhã toda na concessionária para pegar o carro de novo.

 Revisão mecânica
Segundo o dicionário a palavar Revisar significa:
(re+visar) vtd 1 Visar de novo. 2 Tip Rever1. 3 Fazer a inspeção ou revisão de: Revisar os bilhetes nas vias férreas, nos elétricos etc. Revisar um processo.

Tudo que não foi feito foi uma revisão. Foi trocado os filtros e o óleo, e o mecânico não olhou mais nada, afinal, não dava tempo.

Conclusão
1 - Ainda continuo satisfeito com o carro.
2 - O atendimento continuou péssimo.
3 - A revisão foi o que me deixou mais preocupado. Se o carro tivesse um problema não teriam identificado nada, e pior eu estava dentro da oficina.

Bom pessoal por hora era isso, no próximo post continuo resgatando o passado para atualizar o blog.

sábado, 28 de junho de 2014

Revisão do JAC J3 10 mil km - Parte II

Continuando o post anterior (Revisão do JAC J3 10 mil km - Parte I) eu falo da revisão dos 10 mil quilômetros...

Depois de ficar quase duas horas esperando finalmente me chamaram para acompanhar o serviço na oficina, já era quase 11:00 da manhã. Apesar da revisão estar agendada para as 9 eu não estava na agenda então fizeram a revisão na hora que dava.

Ao entrar na oficina não pude evitar de dar uma olhada geral, afinal o que eles tinham para esconder?

A resposta é simples não tinham nada demais para esconder, não é uma oficina de uma concessionária onde os mecânicos trabalham de branco e o chão é impecavelmente limpo mas é uma oficina normal.

O importante nesse caso é que o serviço fosse executado corretamente como de fato foi. O mecânico foi super gente fina, perguntei para ele se podia olhar outros pontos além da revisão básica e ele confirmou o que a consultora havia dito, que não dava tempo.

Mas a minha suspeita do tipo de "revisão" acabou se confirmando, ele não olhou nada no carro. Simplesmente trocou alguns filtros e o óleo e já era, carro pronto. Não precisa ser um mecânico para saber que outros pontos do carro deveriam ser verificados, basta ler o manual do proprietário.

Processo concluído, agora era a hora de pagar. Até para realizar o pagamento tive que esperar, o processo é burocrático e só tem uma pessoa para atender, moral da história levei uns 25 minutos no caixa para realizar o pagamento. Detalhe que tinha somente uma pessoa na minha frente.

No próximo post a avaliação final da revisão no mesmo formato do que ocorreu na revisão dos 5 mil

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Revisão do JAC J3 10 mil km - Parte I

Hoje o assunto é a revisão dos 10 mil km...

Na revisão dos 5 mil quilômetros como já havia colocado no blog, não me deixaram acompanhar o serviço na oficina.

Bom nada que um e-mail não ajude, mandei um e-mail para o presidente (arroba) jacmotorsbrasil.com.br. Segundo a propaganda na concessionária ele lê os e-mails (pensei o mesmo que você...). O que recebi foi uma resposta dizendo que o diretor iria entrar em contato para resolver a pendência.

E de fato ele me ligou, mas era o diretor da concessionária, disse que não tinha nada a esconder e tal e que o problema era o espaço físico na oficina, mas que me autorizava a acompanhar a próxima revisão.

Agendei a revisão para um sábado as 09:00 e lá estava eu as 09:00.

Ao me receber a consultora técnica (que de técnica não tem nada) perguntou o meu nome, olhou no sistema e disse que eu não estava na agenda da oficina. Obviamente que durante a semana eu havia ligado e agendado por telefone o horário e o dia, a consultora não achou o meu nome em nenhum lugar da agenda. Podemos chegar a conclusão que, ou a atendente do telefone não agendou a revisão no sistema ou meu nome foi retirado da agenda por algum motivo. Começava mal a minha revisão...

Disse que queria fazer a revisão afinal tinha agendado, ela conversou com o responsável pela oficina para confirmar se dava para incluir mais um carro na agenda e confirmou que ia fazer a revisão.

Revisão confirmada lá foi ela preencher a ficha de recebimento do carro. Fez as devidas anotações e confirmou se era a revisão dos 10 mil e só, estranhei ela não me perguntar nada do carro. Reportei a ela que gostaria que dessem uma olhada em alguns pequenos pontos como o freio (mais detalhes dos freios aqui) e a resposta foi desanimadora: no sábado não temos tempo para essas atividades é só a revisão mesmo, se você quiser olhar alguma coisa extra tem que deixar o carro durante a semana (segunda a sexta) porque temos mais técnicos trabalhando. Estranhei isso, afinal se eles não olham nenhuma reclamação mecânica do carro que tipo de revisão vão fazer. Se encontrarem algum problema isso significa que não fazer porque não dá tempo?

Mas enfim, resolvi não aumentar o nível de stress que já tinha subido com a confusão do horário do agendamento e depois se iam ou não receber o carro.

Comuniquei ela que ia acompanhar a revisão na oficina e a resposta foi de bate pronto: "não é permitido o acesso dos clientes a oficina". Respondi que já havia enviado o referido e-mail e que tinham me autorizado a acompanhar o serviço, ao que a consultora correu para falar com o chefe da oficina e dizer que o diretor havia me autorizado. Com o "OK" do responsável da oficina ela disse que me chamaria quando o carro fosse para a revisão.

No próximo post a continuação da revisão dos 10 mil km do Meu J3.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Estrada de chão e alguns testes

Dando sequência a atualização das postagens hoje vou falar sobre alguns testes que fiz com o Meu J3.

Coloquei o Meu J3 na estrada asfaltada com chuva e os limpadores deram conta do recado, no J3 existem três opções de velocidade: rápida, intermediária e uma opção que permite o controle fino do intervalo de execução. Esse ajuste é muito legal pois permite ajustar exatamente o intervalo de execução dos limpadores.

Mas a parte mais legal dessa viagem fica por conta dos trechos de estrada de chão que fiz com o Meu J3, dessa forma pude realizar alguns testes mais específicos que queria realizar.

Olhem a estradinha de chão que me esperava com apenas 5297 quilômetros rodados...


Com essa estradinha escorregadia e cheia de buracos os meus testes se concentraram basicamente nos seguintes itens:
  • Direção
  • Freios
  • Suspensão
  • Vedação das borrachas das portas e porta malas
Mas antes do texto dos testes algumas fotos que tirei do Meu J3 no local aonde a estrada terminava.










Depois das fotos os meus comentários sobre o que testei.

Direção
Como já citei em outras postagens a direção hidráulica é bem leve o único inconveniente continua sendo o ângulo da direção (também conhecido como jogo da direção) pois manobrar o carro em lugares mais apertados exige uma quantidade maior de manobras.

Freios
Esse foi um dos principais pontos que queria testar. Como a estrada ficava em um área rual de uma cidade rural já dá para concluir que não tinha ninguém por lá, ideal para realizar testes de frenagens mais bruscas e principalmente com buracos na estrada.

Mas o que os buracos tem a ver com os freios?
Eu já tinha passado por uma situação de frear o carro após uma elevação do asfalto e o freio fez um barulho estranho e senti uma frenagem diferente do normal. Então resolvi realizar esses testes numa estrada de chão que possui diversos buracos e ondulações e consegui simular a mesma situação.

Para o meu espanto o que ocorre é o seguinte, quando você pisa no freio e as rodas perdem o contato com o solo por algum motivo (buraco, quebra mola, elevações na pista, etc) por alguns milésimos de segundo é como se o sistema de ABS apresentasse um bug. Ele não trava as rodas mas é possível escutar um barulho de ferro com ferro e o freio perde a sua eficiência, ele para o carro mas em um espaço maior do que em situação normal.

É uma situação muito inconveniente isso porque o pedal do freio está todo acionado e o carro continua rodando, obviamente que estou levando em conta o terreno sobre o qual estava freando o carro e ainda que o sistema de freio estava molhado. Mas a primeira vez que esse comportamento se apresentou foi sob condições exatamente inversas, uma rua de asfalto com o tempo seco.

Esse item irá receber mais atenção daqui em diante.

Suspensão
Esse foi um item que me agradou, o J3 possui suspensões independentes o que garante uma estabilidade boa mesmo passando por diversos buracos.

Agora o me desagradou um pouco foram os barulhos internos, com 5 mil km praticamente não era para ter esses barulhinhos chatos. Dentro do painel a impressão que se tem é que um chicote elétrico está solto, no acabamento do cinto de segurança na altura da cabeça do motorista tem uma capa plástica que fica chacoalhando bem próximo do ouvido, isso irrita um pouco e olha que vou confessar aqui que sou um pouco surdo rsrsrs.

Vedação
A vedação funcionou! Não é nenhuma maravilha mas funciona, temos que levar em conta que esse é um carro de passeio comum e não um 4x4 off road para trilhas. Abaixo tem uma foto da porta do motorista.


Era isso! Até a próxima.

Consumo nos primeiros 5 mil km

Retomando o ritmo das postagens e resgatando o passado, hoje eu falo rapidamente sobre o consumo do carro por volta dos 5 mil km.

No que foi possível observar até agora o carro tem feito uma média de 13-14 Km/L na estrada com o ar condicionado ligado, o que considero uma média muito boa. Curiosamente, mesmo com o ar desligado o consumo se manteve praticamente o mesmo, ou seja, tanto faz rodar com ar condicionado ligado ou não.

O que muitas pessoas não sabem é que desligar o ar condicionado e abrir as janelas durante uma viagem na verdade pode fazer o carro consumir mais em vez de economizar. Independente do modelo, com as janelas abertas o vento entra no carro e aumenta a resistência, fazendo com que o motor tenha que fazer mais força para vencer essa resistência.

Na cidade o consumo tem ficado aproximadamente entre 11 Km/L, de novo até  5 mil km, considero uma média razoável para um carro com motor 1.4 (na real o motor é não é bem 1.4 mas sobre isso vale um post separado).

Até a próxima.

terça-feira, 17 de junho de 2014

De volta a ativa!!!

Passado um bom tempo aqui no blog sem nenhuma postagem estamos de volta a ativa!!!

Recebi alguns e-mails dos visitantes do blog perguntando porque o blog parou, a resposta para isso é que me envolvi em outras atividades que consumiram um tempo precioso.

A ideia no blog foi sempre de tentar fazer um diário de bordo, praticamente um teste de longa de duração parecido com o da revista Quatro Rodas mas sempre colocando uma visão mais cotidiana do uso do carro. Mas como disse anteriormente não foi possível realizar essa ação, confesso que dói na alma ver um blog como esse parado, são quase 5 mil views em apenas 20 posts e isso é bastante coisa.

Bola pra frente, já que passou bastante tempo da última postagem para essa, vou recapitular diversos eventos que já ocorreram com o MeuJ3, dessa forma irei colocar sempre que possível a quilometragem do evento ou no mínimo o período que ocorreu o evento.\

Na próxima postagem as fotos de um teste que fiz com o MeuJ3.

Valeu pela força pessoal.